Seguidores

terça-feira, 24 de setembro de 2013

O Treino: principiante


Antes de dar continuidade a esta matéria recomendamos que leiam
Como organizar o treino
O Treino: principiante
Desta vez é a sério, está entrando com ambos os pés no verdadeiro treino da musculação.
As instruções são as mesmas que anteriormente, na INICIAÇÃO no entanto, foi introduzido trabalho com cargas pesadas. Pode treinar 3 a 5 vezes por semana.
CICLO
O ciclo de treino baseia-se num período de 12 semanas. Duas semanas de treino com intensidade média e progressiva.1 semana de treino pesado:
Para todos os seus exercícios, efectue um aquecimento para o movimento antes de executar séries pesadas (1 a 5 repetições).
Quanto mais curtas forem as séries,mais deve aumentar o tempo de recuperação. Exemplo : 1 repetição = 5 min de recuperação. Dado que o treino é mais difícil do que nas semanas anteriores, poderá ter de retirar alguns exercícios da sessão. Ao cabo das 12 semanas, mude os exercícios. No entanto, pode manter exercícios de base, ou um movimento que aprecie particularmente.

Não caia na monotonia, o músculo deve ser sempre surpreendido.
EVOLUÇÃOA partir de agora, deve ser capaz de treinar sozinho.Por exemplo, tente efectuar o ciclo em cima, mas em 9 semanas, retirando uma semana média.Deve observar a evolução do seu físico e adaptar o treino ao seu temperamento, tempo disponível, ritmo de vida e objectivos.Não existem regras fixas, tudo é permitido desde que progrida.Um programa poderá ser adequado durante 6 meses e depois deixar de ser válido.Única regra a respeitar:
NÃO AO DOPPINGO desporto deve engrandecer o Homem, não destruí-lo.
Disponível on line em O Treino: principiante http://muscul.az.free.fr/pt/p_mois.htm

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Música para os músculos

Ouvir um som enquanto se exercita não é só uma fonte de motivação, mas também aumenta o rendimento esportivo, mostram estudos
Música pode aumentar rendimento durante os exercícios
Música para os músculos
Cerca de 30 anos atrás, na época em que a corrida começou a ser uma prática popular (ou cooper, como se dizia então), já era possível encontrar alguns praticantes mais ousados com fones de ouvido e um daqueles enormes gravadores cassetes "portáteis" pendurados na cintura. O tempo passou, a tecnologia evoluiu e hoje há quem ache que fazer sua corrida diária sem estar plugado em um tocador de MP3 não propicia o mesmo prazer que quando se ouve um som.
A fixação dos esportistas por uma playlist tem mais do que a motivação como razão de ser. Ela tem base científica. Estudos feitos por Costas Karageorghis, membro da Associação Britânica das Ciências do Esporte e Exercício e um dos maiores especialistas do mundo no assunto, mostraram que as canções não são apenas motivacionais. Elas são capazes de aumentar o rendimento. "Nosso trabalho comprovou que a música pode aumentar em 15% o rendimento em uma esteira e em 20% na bicicleta ergométrica”, conta o pesquisador em entrevista exclusiva à SPORT LIFE.
Confira a matéria completa na edição 90 da revista Sport Life, já nas bancas.
Fernando Fischer / texto: Roberto Amado
Imagens Shutterstock

Formulação de Tabelas de Referência para a Avaliação do Desempenho em Exercícios Localizados para mulheres praticantes das modalidades: Ginástica loca

É com grande satisfação que comunico a publicação de minha pesquisa realizada por 4 anos de coleta de dados e 420 alunas do CEPEUSP nas Modalidades: Ginástica Localizada, para Senhoras e Fitness, na época em que ministrei estas modalidades.
O artigo encontra-se na publicação da Revista: Educação Física em Revista, Vol. 4, No 2 (2010) > Barbanti http://revistaseletronicas.ucb.br/index.php/efr
Formulação de Tabelas de Referência para a Avaliação do Desempenho em Exercícios Localizados para mulheres praticantes das modalidades: Ginástica localizada, para senhoras e Fitness:
http://portalrevistas.ucb.br/index.php/efr/article/view/1599
É muito bom ver nosso trabalho reconhecido e publicado, não é mesmo?
Fiquem com Deus e obrigada por compartilharem este momento feliz de minha carreira.
Beijos a todos(as).
Eliane

Qual a diferença da ergoespirometria para o teste ergométrico comum?


A ergoespirometria, também conhecida como teste de esforço cardiovascular, consiste em um teste ergométrico associado à medida da ventilação pulmonar e dos gases respiratórios (O2 e CO2) através de uma máscara facial ou um bocal. Com isso, o exame fornece todos os dados de um teste ergométrico comum, além de vários dados adicionais interessantes, sendo o exame de escolha no caso de atletas que pretendem otimizar seu treinamento.
Saiba mais em
Disponível on line em Qual a diferença da ergoespirometria para o teste ergométrico comum?
http://atividadefisicaesaude.zip.net/arch2007-04-15_2007-04-21.html

FITNESS

Selos dos blogs amigos