Seguidores

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Exercício em grupo é sinônimo de felicidade

Estudo sugere que aulas em conjunto elevam os níveis de endorfina, o hormônio do bem-estar.
Atividades coletivas trazem mais benefícios
Exercício em grupo é sinônimo de felicidade
Sair com os amigos para correr ou fazer uma aula coletiva na academia o fará se sentir muito melhor do que se resolvesse se exercitar sozinho, de acordo com pesquisa publicada na revista Biology Letters.
Quando malhamos, hormônios da felicidade chamados de endorfinas são liberados pelo corpo, resultando em uma espécie de “barato”, ou seja, uma euforia que já chegou a ser comparada a promovida por drogas.
A produção de endorfina também tem um efeito protetor contra a dor. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oxford mediu a produção desse hormônio em um grupo de remadores que praticaram o esporte juntos (em um barco coletivo) e sozinhos. Os resultados mostraram que os esportistas que remaram juntos tiverem muito mais tolerância a dor do que os que entraram no barco sozinhos.
Não apenas os resultados mostram os claros benefícios de fazer atividade física ao lado de outras pessoas, dizem os pesquisadores, mas ajuda a explicar por que atividades coletivas, com a dança, por exemplo, nos fazem sentir tão bem.
Fernando Fischer / texto: Vanessa de Sá
Sport life

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Alimentos que ajudam a manter a calma

Dicas para desestressar na hora de comer
Você sabia que o simples ato de morder uma maçã é relaxante?

Aveia: não esqueça de incluir a aveia no café da manhã. O cereal fornece carboidratos complexos, evitando a rápida subida dos níveis de açúcar no sangue, e energia de forma constante. A aveia também é rica em vitamina B, além de conter avenina, um reequilibrante natural do sistema nervoso.
Banana: é rica em potássio e triptofano, que aumenta os níveis de serotonina no corpo, a substância cerebral ligada ao bem-estar
Chocolate amargo: se sentir aquela vontade de comer um doce, prove um pedacinho de chocolate amargo com mais de 75% de cacau. Os antioxidantes e flavonóides presentes nessa delícia o ajudarão a controlar a pressão arterial, além de evitar os picos de açúcar no sangue.
Abacate: a fruta é rica em potássio e vitamina B6, que tonifica os nervos.
Maçã: o simples ato de morder a fruta é relaxante, ajudando a reduzir a tensão das mandíbulas. Quem não “trinca” a boca quando está nervoso?
Vitaminas do complexo B: aumente o consumo de alimentos ricos nesses nutrientes, especialmente a vitamina B12. O estresse reduz os níveis das vitaminas B no corpo. Coma carnes magras, marisco, ovo ou peixe.
Marisco: além desse delicioso fruto do mar, outras boas opções são a lagosta, lagostim e mexilhão. São ricos em zinco, um mineral antioxidante cujos níveis caem em situações de estresse.
Fernando Fischer / texto: Vanessa de Sá
Sport life

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Mantenha os joelhos fortes e saudáveis

Sem dúvida, a articulação dos joelhos é uma das mais solicitadas durante a maioria das atividades físicas
Por isso, esta articulação merece uma atenção especial e cuidados constantes, além de um trabalho de fortalecimento e de alongamento para evitar lesões e sobrecarga.
Pensando neste assunto, montamos uma seqüência de exercícios localizados e de alongamentos para você fazer de duas a três vezes por semana, mantendo os seus joelhos fortes e saudáveis.
O cuidado com o joelho é fundamental em qualquer exercício
É lógico que há outras atividades que podem ajudar neste fortalecimento. Esta é apenas uma sugestão para quem não sabe como proteger esta articulação tão requisitada
Exercícios de alongamento


Em pé, segure um dos pés e puxe-o de encontro ao glúteo, alongando a coxa. Mantenha a coluna reta. Troque o lado

Em pé, estenda uma das pernas à frente apoiando-a e alongando a coxa e perna. Mantenha as pernas estendidas e a coluna reta. Troque o lado.
Ainda em pé, afaste as pernas flexionando a perna que está na frente e estendendo a perna que está atrás. Mantenha os pés paralelos e a coluna reta. Troque o lado.
Em pé, flexione uma das pernas apoiando-a em algo que sirva como suporte. Troque o lado.

Sentada, afaste as pernas, estendendo-as. Leve o tronco à frente, mantendo a coluna reta. Relaxe as pernas.Segure cada posição por 30 segundos.
Exercícios localizados


Extensão de pernas na máquina ou cadeira extensora. Você deve estender as pernas, sem ir ao máximo da extensão e voltar a posição inicial. Faça três séries de 15 repetições com as duas pernas simultaneamente. Extensão de pernas com caneleira. Se você não tem a cadeira extensora, pode fazer o exercício, sentada numa cadeira com o uso de uma caneleira. Estenda uma das pernas e volte à posição inicial. Faça uma série de 15 para cada lado três vezes.


Flexão de pernas. Neste caso, o exercício está sendo feito numa cadeira flexora. Você irá trabalhar uma perna de cada vez. Em pé, apóie uma perna no chão e a outra no aparelho. Flexione e estenda a perna com a ajuda do aparelho. Faça uma série de 15 repetições com uma perna, depois troque o lado. Faça três séries de 15 repetições para cada lado.
Se você não tem uma cadeira flexora, pode fazer o exercício com a ajuda de uma caneleira. Em pé, flexione a perna que está com a caneleira e volte a posição inicial sem encostar-se ao chão. Faça três séries de 15 repetições para cada lado. Deitada de lado, suba a perna que está em cima, mantendo o joelho na mesma altura do pé e volte a posição inicial, sem encostar a perna de cima na perna de baixo. Faça três séries de 15 repetições e troque o ladoAinda deitada de lado, mas com o apoio do cotovelo. Flexione a perna que está em cima, apoiando-a no chão. Suba e desça a perna que esta em baixo. Esta perna está semi flexionada. Suba apenas até a altura do joelho da outra perna. Faça três séries de 15 repetições e troque o lado.Se você tiver uma bola, apóie a bola na região lombar e numa parede. Afaste os pés na largura do quadril. Flexione as duas pernas e volte a posição inicial.Faça três séries de 15 repetições.
Se você tiver uma bola, apóie a bola na região lombar e numa parede. Afaste os pés na largura do quadril. Flexione as duas pernas e volte a posição inicial.Faça três séries de 15 repetições.

Faça estes exercícios de duas a três vezes por semana. Se você já trabalha estes exercícios na musculação, localizada ou em outra atividade, não precisa fazer esta seqüência. Mas, para você que caminha, corre, nada, pedala etc. é importante ter um trabalho de fortalecimento e de alongamento para manter os joelhos fortes, evitando lesões.

Matéria assinada por: Valéria Alvin Igayara de Souza-CREF 7075/ GSP -Especialista em treinamento da Cyber Diet

FITNESS

Selos dos blogs amigos