Seguidores

sábado, 26 de novembro de 2011

Alongamentos específicos para caminhada, corrida e natação

Os alongamentos são indispensáveis em qualquer programa de exercícios. Você deve se acostumar a fazê-los antes e depois dos exercícios, além de treinos específicos (de duas a três vezes por semana) para melhorar a sua flexibilidade
Os alongamentos podem
  • Maximizar o aprendizado, a prática e o desempenho do atleta em muitos tipos de movimentos especializados;
  • Ampliar o relaxamento físico e mental do atleta;
  • Reduzir o risco de entorse articular ou lesão muscular;
  • Reduzir e evitar problemas de postura e problemas na coluna;
  • Reduzir a irritabilidade e fadiga muscular;
  • Reduzir e evitar problemas de postura e problemas na coluna;
  • Reduzir a irritabilidade e fadiga muscular;
  • Reduzir a tensão muscular;
  • Promover o desenvolvimento da consciência corporal;
  • Reduzir a menstruação dolorosa (dismenorréia) nas atletas;
  • Aumentar o cumprimento muscular.
Eles podem ser realizados de várias maneiras, dependendo dos seus objetivos, da sua condição física e necessidade. Além disso, podem ser feitos em qualquer lugar. Assim, atletas devem ter um treinamento específico de flexibilidade, voltado principalmente ao esporte que pratica, mas também o iniciante deve dar importância aos alongamentos mesmo com o objetivo de melhorar a saúde e forma física.
Muitas pessoas não sabem que alongamentos devem fazer antes e depois de determinado exercício ou esporte, por isso preparei uma seqüência básica para quem pratica caminhada e natação.
Dicas de alongamento para Caminhada, Corrida e Natação
Matéria assinada por:
Valéria Alvin Igayara de Souza
CREF 7075/ GSP
Especialista em treinamento

terça-feira, 22 de novembro de 2011

O sexto sentido

Por Adri Alves
Aquela voz interna sussurra, insistente dizendo: "Não vá, não vá..."
Espontânea, surge com a rapidez de um raio. Seguro, você não tem dúvida de nada. Sua clara certeza, porém, não se alicerça no raciocínio lógico _ pelo contrário, muitas vezes entra em choque direto com ele.
A impressão é que esse chamado vem da parte mais profunda do ser, de um plano diferente das sensações fornecidas pelos cinco outros sentidos. Mas, por não saber exatamente onde localizá-lo ou como funciona, o chamamos simplesmente de sexto sentido.
Intuição e sexto sentido são quase sinônimos.
Pode-se dizer que a intuição faz parte do sexto sentido, que inclui também premonição (capacidade de ver imagens do tempo futuro) ou mesmo a percepção de planos invisíveis ao olhar comum (vidência).
"Quando um avião está em vôo, fica 95% do tempo fora da rota. O que o comandante faz é ir ajustando e corrigindo a direção da aeronave, conforme o plano de vôo. Nós também temos uma rota, um plano para essa vida. A intuição é o primeiro sinal que surge para apontar o caminho que está mais de acordo com nosso destino".
Para ouvir melhor esses sinais, é preciso tranqüilizar a mente, recolher os sentidos.
Temos muitas vozes internas, que abafam nossa intuição. É preciso ficar em silêncio para reconhecer nossa voz interior, sintonizá-la com nitidez. Meditação e momentos para ficar sozinho e em silêncio ajudam muito.Mas existem outras técnicas. Uma delas é colocar em agendas ou no computador tudo o que nos preocupa. É como ter um arquivo fora da mente, que fica mais livre e vazia. Assim podemos seguir com mais facilidade os caminhos sugeridos pela intuição _ o verdadeiro nome da nossa sabedoria interior.
Por Adri Alves

sábado, 12 de novembro de 2011

Cuidado com a sua coluna

Qualquer movimento errado ou postura errada constante acaba causando problemas na coluna.
Estas medidas ao lado são preventivas. Mas, se você já apresenta problemas de coluna, então deverá procurar um médico, fazer uma avaliação e seguir as recomendações deste profissional.
Provavelmente você terá que fazer as atividades preventivas e acrescentar outras como RPG, fisioterapia etc.
Pensando nisto é que realmente vejo muitas pessoas (entre eles, alunos) com posturas erradas e fazendo movimentos que prejudicam a coluna, resolvi dar umas dicas e passar um alongamento que pode ajudar a manter a sua coluna alinhada.

Para evitar este mal, é essencial:

- Fazer atividade física regularmente, incluindo alongamentos, musculação e os famosos exercícios aeróbios.
- Tomar cuidado com a postura, evitando vícios posturais errados.

Se você pretende ler, cuidado com a postura. Ache uma forma de sentar com a coluna reta e as pernas bem apoiadas. Você pode ler sentada numa cadeira, sofá, cama etc... Mas a postura deve estar correta para não forçar a sua coluna.


Certo ....................................................................................                                              Errado
Quando você for pegar ou guardar qualquer objeto em prateleiras ou armários em lugares altos, suba numa cadeira ou banco, mantendo a coluna alinhada. Não eleve os braços acima da cabeça, nem fique na ponta dos pés.

Na hora de amarrar o seu tênis ou sapato, não incline o tronco à frente. Para amarrar o tênis, flexione as duas pernas ou sente num banco, cadeira ou puf, mantendo a coluna reta










Certo ...............................................................................................................................Errado


Para pegar objetos no chão, flexione as duas pernas e traga o objeto próximo a você, mantendo sempre a coluna reta.

Certo

Errado


Para carregar objetos, mantenha-os próximo ao corpo, para não forçar a coluna.








Certo ..............................................................................................................Errado

Sempre que carregar sacolas, bolsas etc. Procure dividir o peso em ambos os lados

Certo

Errado
Sempre que você puder (se possível todos os dias, antes de deitar), deite na quina de uma parede, formando um ângulo de 90 graus com esta, estendendo as pernas e mantendo a coluna alinhada. Encaixe o quadril no chão e, a partir deste, todas as vértebras, como se quisesse encostar toda a coluna no solo. Mantenha o queixo para baixo, alongando a cervical. Fique nesta posição por 5 minutos, depois vire de lado, sente, fique de pé e alongue os braços para cima, com o corpo reto. Gire a cabeça para os dois lados. Se você tem problemas de coluna, pergunte antes ao seu médico sobre os exercícios que pode ou não fazer.
Matéria assinada por: Valéria Alvin Igayara de SouzaCREF 7075/ GSP – Especialista em treinamento Cyber Diet.

FITNESS

Selos dos blogs amigos