Seguidores

terça-feira, 27 de abril de 2010

Plataforma Vibratória (Whole Body Vibration)

Plataforma Vibratória (Whole Body Vibration)
Equipamento desenvolvido para estimular a produção óssea e fortalecer a musculatura. Ele ajuda na prevenção e tratamento da osteoporose e osteopenia. Exercícios de Pilates solo, Musculação Terapêutica e Treinamento Funcional (Core Training) podem ser associados à Plataforma visando fortalecer a musculatura estabilizadora necessária para a manutenção da Saúde da Coluna.
FISIOTERAPIA NA PLATAFORMA VIBRATÓRIA (Whole Body Vibration)
by Dr.Helder Nani Ricardo
O conceito do fortalecimento muscular e ósseo através do estimulo muscular por vibração foi desenvolvido em 1974 pelos cientistas Russos (Nasarov e Issurin) para a reabilitação dos cosmonautas. Por muitos anos foi um dos segredos do bom desempenho de seus atletas Olímpicos.
Nos últimos 30 anos, pesquisas científicas sobre os efeitos locais da tecnologia vibratória assim como os da Vibração Integral do Corpo (Whole Body Vibration) estão sendo realizadas (Itália, Israel, EUA, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Holanda, Finlândia e Brasil) e suas conclusões têm sido e vão continuar a ser publicados nos mais importantes periódicos e revistas científicas.

PRINCIPAIS INDICAÇÕES EM FISIOTERAPIA
· Prevenção e tratamento da osteoporose
· Fibromialgia , Esclerose múltipla
· Reumatismo e outras doenças ósseas e articulares,(tratamento da dor e rigidez articular)
· Prevenção da LER/Dort
· Melhora a coordenação muscular e equilíbrio
· Regeneração do tecido cartilaginoso
· Aumento da massa muscular e diminuição da gordura corporal
· Drenagem linfática (diminui celulite, gordura localizada)
· Tratamento de veias varicosas



PESQUISA CIENTÍFICAS (algumas considerações importantes)
· Redução da pressão arterial (Pneumex and S. Sordorff. PT, Sandpoint, Idaho)
· Diminuição de lombalgias (Acta Physiologica Hungarica. 2003; 90(3):195-206)
· Aumento da densidade óssea (+1,51%) (Verscheuren, S.M.P. et al. International Journal Sports Medicine 2004 Jan; 25(1):1-5)
· Melhoria da circulação sanguínea (J. Kelderman, Groningen College of Higher Education, 2001)
· Tratamento eficaz para a osteoporose (Spine. 2003 Dec 1; 28(23):2621-7) ; (Acta Physiologica Hungarica. 2003; 90(3):195-206); (Verscheuren, S.M.P. et al. International Journal Sports Medicine 2004 Jan; 25(1):1-5)
· A terapia vibracional é em alguns casos alternativa à cirurgia (Journal of Rehabilitation Medicine. 2003 Nov; 35(6):249-53)
· No Departamento de Engenharia Biomédica da Universidade do Estado de Nova Iorque, seguindo um tratamento realizado com uma plataforma vibratória a seis pessoas que sofriam de osteporose, provou-se que a tecnologia vibracional pode ter um papel chave no tratamento biomédico desta terrível doença. O Departamento de Ciências Biomédicas de Aberdeen, na Escócia, chegou à mesma conclusão. Concluíram que a terapia vibracional é um bom método terapêutico para tratar a osteoporose. (Spine. 2003 Dec 1; 28(23):2621-7) (Acta Physiologica Hungarica. 2003; 90(3):195-206)
· Durante um período de seis meses, S.M.P.Verscheuren pesquisou os efeitos da Whole Body Vibration (Vibração Integral do Corpo) sobre a densidade óssea dos seus pacientes que sofriam de osteoporose. Estudos anteriores indicaram que certas medicinas podem desacelerar a diminuição da densidade óssea, mas nunca foram descobertas evidências de uma terapia que conseguisse reverter o processo degenerativo. Verscheuren provou que a densidade óssea aumentou em 1,51% depois da realização de tratamentos com uma plataforma vibratória. (Verscheuren, S.M.P. et al. International Journal of Sports Medicine 2004 Jan; 25(1):1-5)
· Pesquisadores do Departamento de Ciências Biomédicas de Aberdeen levaram a cabo um estudo intensivo sobre a Vibração Integral Corporal. Concluíram que a utlização de tecnologia vibratória é uma forma eficaz de terapia não farmacêutica de aliviar as dores da zona inferior das costas. (Acta Physiologica Hungarica. 2003; 90(3):195-206)
Dr.Helder Nani Ricardo
Fisioterapeuta(Crefito 34.564-F), Mestre em Ciências da Saúde, Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica, Formação em Quiropraxia (ANQ 025/010)e em diversas técnicas de Fisioterapia Manipulativa (terapias manuais); Aprimoramento em Reabilitação nas Disfunções da ATM e Dor Orofacial.
Disponível na internet em http://www.tratamentodacoluna.com/

4 comentários:

  1. Queria Claudete, esta postagem é dedicada a v/c. Espero que aproveite!!!
    Beijos no coração.
    Eliane

    ResponderExcluir
  2. Saudações.

    Postei uma indicação simples desse trabalho espetacular, no meu bloguizinho.

    Que maravilha este blog, parabéns!

    Veja:
    http://dembsp.blogspot.com/2010/04/veja-o-fitness.html

    ResponderExcluir
  3. Deve ser mesmo um belo equipamento.
    Cadinho rOCo

    ResponderExcluir