Seguidores

domingo, 3 de outubro de 2010

A armadilha do “eu mereço”

Felizmente, para emagrecer com saúde não é necessário seguir dietas da moda ou padrões absurdos de alimentação.
Com uma alimentação equilibrada, composta por alimentos naturais e pobre em gorduras e açúcares, a maioria das pessoas consegue eliminar peso com segurança e de maneira simples, estabelecendo padrões saudáveis de alimentação para a vida toda. Isso sim é reeducação alimentar, portanto, esqueça da palavra dieta. Mesmo sabendo que comem mal e que estão acima do peso , muitas pessoas não conseguem abandonar os velhos e maus hábitos. Assim, permitem-se várias exceções e retornam ao padrão calórico de alimentação.
Estou de férias e feliz - vou comer tudo o que mereço! Este comportamento expressa uma mistura equivocada entre sentimento e ação. Por mais que o alimento esteja associado ao prazer, não há razão para abandonar um padrão equilibrado de alimentação, pois este também pode ser prazeroso, com a vantagem de beneficiar o funcionamento do organismo. Festas, visita à casa de amigos, reuniões em restaurantes, uma promoção no trabalho, ou até mesmo aquele momento tranquilo em casa, podem servir de desculpa para concessões na alimentação. Essas escapadas são justificadas como prêmios por merecimento. Mas quem merece um prêmio que o prejudica?
“Saiba que todos os alimentos podem ser ingeridos. Entretanto, a quantidade e a frequência dos calóricos deve ser bem controlada, para que as exceções não se tornem a regra, inviabilizando o desejo de conquistar um corpo saudável.”É necessário autocontrole para não sucumbir aos desejos momentâneos e ser capaz de adiar esse tipo de satisfação com o pensamento nos objetivos almejados. Assim como as alegrias, os problemas também podem detonar as exceções na alimentação. Tristeza, problemas familiares e rotina estressante são frequentemente, citados como motivos de recaída. O pior é que depois sempre paira o sentimento de culpa sobre a cabeça, como se fosse aquela nuvenzinha negra de história em quadrinhos. A pessoa sente-se mal, conclui que é indisciplinada e incapaz de prosseguir com a reeducação alimentar. Conclusão: aumenta seus problemas!

Algumas dicas podem ser úteis para controlar as armadilhas do eu mereço:

1 - Lembre-se que os problemas começam quando se diz SIM.
2 - Não deixe que ninguém – incluindo sua mãe e namorado – manipule você, dizendo para comer algo que não faça parte da sua reeducação alimentar, mesmo que digam - mas fiz só para você!
3 - Lembre-se que um, de vez em quando, é bom. Dois sempre é demais.
4 - Ao receber um convite para comer na casa de amigos, em festas ou restaurantes, escolha as opções menos calóricas. Se possível faça, antes do compromisso um lanchinho leve e saudável. Com o estômago abastecido, você terá mais tranquilidade para conversar mais com os amigos e comer menos.
5 - Vá ao supermercado sem fome e compre apenas o que estiver planejado na sua lista. Dessa forma, você consegue maior controle sobre o que leva para casa.
6 - Se você é vítima frequente de congestionamentos de trânsito, ou passa o dia fora de casa, tenha sempre um pronto-socorro na bolsa, com alimentos leves, como barras de cereais, frutas secas ou frescas.
7- Coloque em um lugar à vista uma foto sua de quando estava com o peso que deseja alcançar. Inspire-se nela, sempre que estiver em risco sua reeducação alimentar, obtendo força para seguir em frente.
8 - Coma sempre DE-VA-GAR, coloque atenção no que está saboreando.
9 - Ao menor desejo de atacar guloseimas, pense: é isso que quero para mim?
10 – Saiba que todos os alimentos podem ser ingeridos. Entretanto, a quantidade e a frequência dos calóricos devem ser bem controladas, para que as exceções não se tornem a regra, inviabilizando o desejo de conquistar um corpo saudável.
Por: Flávia Leão Fernandes
CRP 06/68043
Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra e especialista em Psicologia Hospitalar com enfoque em obesidade.
CyberDiet

3 comentários :

  1. Ótimas dicas para não cair em tentação.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu blog, vc faz um belo trabalho.
    Adorei as postagens.

    ResponderExcluir

FITNESS

Selos dos blogs amigos