Seguidores

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Mitos e verdades sobre o emagrecimento

Existem tantos sites, reportagens, livros e truques para emagrecer que é difícil saber o que realmente funciona ou não
Conheça as lendas sobre o emagrecimento
“Já fiz tantas coisas para emagrecer que dá para escrever um livro de piada”, conta Catarina Callado. “Uma vez fiquei uma semana tomando apenas sucos, também usei cintas em um dia de calor, comi alcachofra sem parar e nada adiantou”, completa. Esse depoimento é muito mais comum do que se imagina. Quem nunca seguiu um conselho de um amigo para perder peso? O problema é que muitas dessas dietas milagrosas podem colocar em risco a sua saúde e não trazer o resultado esperado. Sport Life pesquisou os mitos mais comuns que circulam pela internet e em consultórios médicos e nutricionais e apresenta uma lista de verdades e mentiras.
Confira a seguir.
VerdadesMuitas coisas são ditas sobre o emagrecimento. Mas as informações verdadeiras são muito menores que os mitos. Você perceberá que o grande segredo é ter uma vida ativa, com uma alimentação balanceada.
- MUSCULAÇÃO EMAGRECE
O treino de força não queima muita energia, mas ajuda a acelerar o metabolismo basal, pois aumenta o número e o tamanho das fibras musculares, que consomem uma quantidade maior de calorias.
- COMER E VER TELEVISÃO ENGORDA
Parece brincadeira essa afirmação, mas não é. Alimentar-se na frente da televisão ou computador deixa você distraído em relação ao que está ingerindo – quem nunca abriu um pacote de bolachas e quando percebeu comeu inteiro enquanto assistia a um filme? Tente fazer suas refeições e lanches na cozinha ou na sala de jantar, essa pequena atitude o deixará mais ciente da sua alimentação.
- CORRA E FIQUE MAGRO
A corrida é uma das melhores atividades físicas para gerar a perda e a manutenção da perda de peso, pois tem gasto calórico elevado. Associada à reeducação alimentar, constitui um método eficiente para emagrecer. De modo geral, o exercício físico induz a adaptações metabólicas, aumentando o gasto energético diário e minimizando a diminuição do metabolismo de repouso ocasionado pela perda de peso. Mas lembre-se: a corrida só deve ser feita por quem não apresenta distúrbios clínicos que representem risco de complicações com a prá tica como, por exemplo, pessoas com problemas cardíacos.
- COMER COMO UM PASSARINHO
Você já percebeu que os passarinhos comem aos poucos, mas muitas vezes ao dia? Uma forma saudável de perder peso é comer pequenas quantidades de comida divididas em cinco refeições, que devem incluir uma variedade de alimentos nutritivos e com pouca gordura.
- SE REEDUQUE
A reeducação alimentar é a melhor solução para quem quer emagrecer e manter-se magro. Com ela, aprende-se a diminuir o consumo de alimentos que prejudicam a saúde e o peso e a comer alimentos considerados deliciosos em quantidades moderadas e com prazer. Assim, dá para emagrecer gradativamente, sem sofrimento. Perder peso e conseguir manter a forma devem ser encarados como uma tarefa para ser cumprida a longo prazo.
- EMAGREÇA E COMA EM FAST-FOOD
Fast-foods podem não fazer mal se você aprender a comer de forma balanceada. Grelhados, saladas e outros alimentos saudáveis também podem ser encontrados em lanchonetes de comida rápida. Só fique de olho na quantidade e na forma de preparo dos alimentos!
- REMÉDIOS FUNCIONAM, MAS MUITO CUIDADO
Esses tipos de medicamento precisam ser receitados por um médico competente e jamais devem ser tomados por iniciativa própria. O Brasil é recordista mundial no consumo de remédios para emagrecer. Esses medicamentos podem ter sérios efeitos colaterais, como agitação, insônia, agressividade e até desencadeamento de quadros depressivos ou psicóticos. Apesar de funcionar, os remédios devem ser o último recurso a ser usado e só em casos de obesidades sérias.

Mitos
São tantos os mitos sobre o emagrecimento que não caberiam nessas poucas páginas. Separamos os mais comuns e explicamos por que são afirmações falsas

- TOMAR SOPAO
uso de sopas em dietas tem um lado positivo e um negativo. Geralmente, as sopas são feitas com verduras e legumes, pouco energéticos e substituem refeições calóricas. Por outro lado, quando se mastiga, a sensação de saciedade é menor e há o risco de não resistir à fome e comer alimentos que engordam.
- COMER À NOITE ENGORDA
No período da noite, o metabolismo é mais lento. É importante comer alimentos de fácil digestão, como legumes, sopas e frutas. Combine estas duas últimas opções, por exemplo, para satisfazer melhor a sensação de fome e não atacar a geladeira de madrugada.
- SAUNA PARA EMAGRECER
Quem faz sauna fica exposto a altas temperaturas, o que aumenta a transpiração e gera perda líquida. Ao sair da sauna e subir numa balança, pode-se observar um peso inferior, mas essa diferença é rapidamente recuperada assim que a pessoa ingere líquidos.
- COMPRIMIR A BARRIGA
As cintas jamais emagrecem, apenas disfarçam as medidas. Não queimam calorias nem têm impacto sobre gorduras localizadas.
- METABOLISMO LENTO
Metabolismo é um conjunto de reações fisiológicas responsáveis pelo funcionamento do corpo, como respiração, circulação, manutenção da temperatura do corpo e reações químicas celulares. Para que tudo isso funcione, o organismo gasta calorias, o que varia de indivíduo para indivíduo, mas normalmente não é causa de ganho de peso, a não ser que exista alguma doença, como o hipotireoidismo.
- PROBLEMAS DE TIRÓIDE
Sabe-se que apenas entre 3% e 5% dos casos de excesso de peso são causados por hipotireoidismo. Mas a doença normalmente pode ser controlada sem dificuldades, com o uso adequado de medicação específica.
- FICAR EM JEJUM
De acordo com os especialistas, pular refeições para perder peso é uma prática errada e arriscada, porque o organismo se readapta e estoca gordura a fim de tolerar esses períodos sem alimento. Ou seja, quem faz jejum, acaba acumulando mais gordura. O jejum prolongado (dias sem comer) provoca perda de peso, mas prejudica a saúde e a massa muscular.
- TOMAR SUCO DE LIMÃO
O suco de limão é rico em vitaminas A, B e C e em sais minerais, é gostoso, natural e pode ser usado em diversas receitas, mas não emagrece. Pode colaborar para o emagrecimento quando, puro ou com adoçante, é utilizado como substituto de outra bebida com maior valor calórico.
- ACUPUNTURA
Em estudos clínicos, a acupuntura mostrou-se eficaz para o emagrecimento durante, no máximo, três meses. Isso significa que o método pode gerar apenas um entusiasmo que leva à mudança de hábitos alimentares.
- PROTEÍNAS DE ORIGEM ANIMAL ENGORDAM MAIS
Tanto a proteína de origem animal como a vegetal tem 4 calorias por grama. Por isso, não se iluda.
- UM TIPO DE FRUTA POR DIA
O ideal é que se consuma, além de todos os ali mentos, três ou quatro porções de frutas variadas diariamente.
- IOGURTE LIGHT AJUDA A ELIMINAR PESO
O iogurte auxilia no funcionamento do intestino, não quer dizer que emagrece! Entretanto, optar pela versão light do produto faz com que você ingira menos gorduras e calorias.
- ANTICONCEPCIONAL ENGORDA
O termo engordar significa ganhar gordura e não é isso o que acontece. Na verdade, algumas dessas pílulas acabam ajudando a reter líquidos no corpo e, isso, aparentemente é um ganho de peso. No entanto, não há aumento de gordura no corpo.
Fernando FischerDisponível on line em Verdades e mitos sobre o emagrecimento http://www.revistasportlife.com.br/

6 comentários :

  1. Sempre é bom relembrar esses mitos, pq vira e mexe a gente fica tentado a cair em alguma dieta "milagrosa" e de pouco esforço.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Para quem está em constante movimentação e , procura alcançar o tão sonhado corpo belo , este poster é de suma importância, pois tira algumas duvidas.
    Parabéns pelo poster.

    ResponderExcluir
  3. Excelente fonte de infomaões...parabéns pelo BLOG ... voltarei mais vezes

    ResponderExcluir
  4. Boa noite estou com hipotireoidismo e estou muito inchada posso continuar a fazer exercicios fisicos?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu somente mudei meu habito alimentar e estou emagrecendo com saúde, já perdi cerca de 9k, sem deixar de comer, deixei de comer para me alimentar!
    Gostei da matéria, um abraço e boa sorte para quem busca emagrecer, lembre-se sempre procure um especialista, pois cada caso é um caso, e com a saúde ñ se brinca.

    ResponderExcluir

FITNESS

Selos dos blogs amigos