Estudo mostra que exercícios, dieta e outros hábitos reduzem o risco de mulheres terem pressão altaFrutas devem fazer parte da dieta do hipertenso
A pressão alta contribui para o mais alto número de mortes em mulheres do que qualquer outro fator prevenível. Mas mudar o estilo de vida pode reduzir o risco de hipertensão em até 80%. Estudo revelou que mulheres conseguiram baixar a chance de terem o problema com alguns hábitos saudáveis, como manter o peso na média para idade e altura, se exercitar diariamente, comer uma dieta rica em frutas, vegetais e produtos pobres em gordura e sódio e a ingestão de suplemento de ácido fólico.
Os pesquisadores, da Escola de Medicina da Universidade Harvard, EUA, afirmam que os achados são uma espécie de lembrete para as mulheres de que o histórico familiar de hipertensão não significa necessariamente que ela vá estar presente no futuro.
Os cientistas descobriram que hábitos estão ligados ao menor risco de desenvolver hipertensão:
1. Peso saudável, quer dizer, índice de massa corporal menor do que 25.
2. Exercício diário: uma média de 30 min de atividade física vigorosa por dia.
3. Dieta amiga do coração: baseada no consumo de frutas, verduras, nozes, legumes, produtos lácteos não gordurosos, grãos integrais e baixa ingestão de sódio, carne vermelha e embutidos.
4. Consumo moderado de álcool.
5. Uso de remédios para a dor menor do uma vez por semana.
6. Consumo de suplemento de ácido fólico de 400 microgramas diário.
Fernando Fischer / texto: Vanessa de Sá















Sente na cama. Estenda uma das pernas e flexione a outra. Leve o tronco à frente e segure na perna, alongando a perna e as costas. Troque o lado.




















Deite-se no chão com a perna flexionada e mantendo a coluna reta. Puxe a cabeça para trás, mantendo o queixo para baixo e alongando a parte de trás da cabeça ou a região cervical. Afaste as pernas, tentando manter toda a coluna no chão.Permaneça nesta posição por 3 a 5 minutos.



























