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quarta-feira, 20 de maio de 2015

Alongamento são feitos com finalidade de aquecer os músculos.

Os alongamentos são feitos no início de todos os exercícios com finalidade de aquecer os músculos. Mas é preciso fazer uma segunda série desses movimentos para que os músculos não fiquem encurtados, prejudicando a flexibilidade do corpo.

 Além disso, ao alongar-se antes de seguir para o vestiário você elimina o ácido láctico o que evita dores musculares. 

Efeitos do alongamento: 

 Redução de tensões musculares; 
 Relaxamento; 
Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis; 
Aumento do arco de maleabilidade; 
Prevenção de lesões; 
Facilita a atividade de desgaste como por exemplo corrida, tênis, natação, ciclismo etc;
Desenvolve a consciência corporal, a medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que está sendo alongada; 
Ativa a circulação; 
Ativa o aquecimento, a medida que eleva a temperatura do corpo; 
Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais. 



Fonte: Academia Roldão Fitness

sábado, 16 de maio de 2015

Como acabar com a gordura abdominal

OS ABDOMINAIS
 FUNÇÃO

 Os ABDOMINAIS têm uma função muito particular no homem.
Devemos preocupar-nos por termos gordura na cintura ou a presença destas gordurinhas é um fenômeno normal ?
Ao contrário dos outros músculos, os abdominais não tapam um osso, tal como o braço, a coxa ou a perna.

Os abdominais geram movimentos :
    Flexão para a frente - grandes retos-,
    Flexão lateral - quadrado lombar -
    Rotação- oblíquos.

Têm uma função respiratória, visto estarem ligados ao diafragma.
Os cantores devem controlar perfeitamente essa respiração abdominal.

Têm uma função de contenção: retêm os órgãos do sistema digestivo.
Esta função é assegurada principalmente pelo músculo transverso que tem uma estrutura muito particular na cadeia abdominal.
 TÉCNICA
 Princípios de base para treinar os abdominais.
O download desta página é demorado, mas é importante consultar a mesma de modo a prevenir problemas na zona lombar.
EXERCÍCIOS
Demonstrações animadas para desenvolver os abdominais consoante a zona pretendida:

REGIÃO SUPERIOR
DOS GRANDES RECTOS


REGIÃO INFERIOR
DOS GRANDES RECTOS


PERDER BARRIGA
 É importante associar regras rigorosas de dietética ao exercício físico, se quisermos obter um resultado positivo do ponto de vista estético.
O treino abdominal bem dirigido, isto é, tecnicamente bem realizado, encolhe os grandes retos mas tem muito pouca incidência na eliminação da camada de gordura superficial.
As gordurinhas de lado, podem na verdade ser os oblíquos.
Há muito tempo que os culturistas experientes desistiram de treinar esta zona para não alargar a sua cintura e salientar o "V" das costas.
 Verdadeiro ou falso?
 É necessário cobrir a barriga com camadas de plástico para perder a gordura ?
    Esta técnica é muito desconfortável, mas acima de tudo tende a demonstrar que basta aumentar a temperatura numa dada zona para que a gordura derreta.
    O organismo não reage de acordo com o princípio do "toucinho na frigideira".
O remo é realmente eficaz para os abdominais ?
O remo solicita as cadeias musculares seguintes : Os quadríceps, glúteos, lombares, dorsais, bíceps, antebraços.
Logo, é totalmente ineficaz para os abdominais. 
O mesmo acontece com a bicicleta, o "walker" e o "heathrider".
 
Fonte: MUSCUL.COM 

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Como trabalhar os abdominais

Quem nunca fez abdominais entalando os pés num espaldar ou debaixo de um móvel, e baixando as pernas até ao chão?
Quem nunca ficou com dores nos rins ao levantar-se após uma "boa sessão de abdominais"?

Os culpados :
PSOAS ILÍACO e RETO ANTERIOR
 O que acontece quando entala os pés ou se baixa as pernas?
PERIGO

 
 O PSOAS-ILÍACO e o RETO ANTERIOR entram em ação


Todas as desvantagens do esforço recaem sobre as vértebras lombares:


Conclusão da demonstração:
Nunca faça abdominais com os pés

    entalados numa tábua para abdominais,
    entalados num espaldar,
    imobilizados por um parceiro.

Nunca baixe as pernas até o chão.

Nunca levante as vértebras lombares do chão.

O treino dos abdominais não necessita de movimentos muito amplos.
As duas animações em baixo mostram qual a amplitude suficiente para solicitar de forma ótima os grandes retos

quinta-feira, 14 de maio de 2015

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Benefícios de se alongar antes e depois das atividades físicas

 Mulher alongando-se em cima de um colchonete



 Entenda porque você não deve deixar de se alongar

 Você já deve ter ouvido falar muitas coisas sobre alongamento. Há muitas controvérsias sobre o qual o melhor jeito de fazê-los, quando e quais são seus reais benefícios. A única coisa unânime é que este exercício deve ser feito com regularidade.
 Para sanar as dúvidas sobre alongamento, preparamos um artigo sobre o tema.

Benefícios do alongamento

O principal benefício do alongamento é a melhoria de uma das principais funções físicas: a flexibilidade. Por isso, deve ser feito até mesmo pelas pessoas que não praticam outras atividades físicas. Além disso, a prática dos alongamentos ajuda a aprimorar o desempenho físico e a qualidade de vida de maneira geral.
 Muito se ouve sobre o poder do alongamento de prevenir lesões causadas por exercícios. Contudo, não há comprovações sobre este fato. O que podemos afirmar, de acordo com o simpósio do ACSM (American College of Sports Medicine), é que o alongamento feito constantemente, em longo prazo, melhora a flexibilidade, como dissemos acima. Músculos mais flexíveis estão menos propensos às lesões.
 Por tornar o músculo mais comprido, o alongamento também favorece as articulações, corrige a postura e melhora a circulação sanguínea.

Quando se alongar

Quem pratica exercícios deve alongar seu corpo antes e após a malhação. Antes do treino, o alongamento aquece seus músculos e facilita a execução dos movimentos. Após a atividade, promove relaxamento muscular e retarda o desaquecimento corporal.
Pelos benefícios que o alongamento traz, voltamos a dizer que todos devem se alongar regularmente. Não há contra indicações e nem é necessário sair de casa para fazê-lo. Basta procurar um profissional e pedir orientações de como se alongar adequadamente de acordo com o seu corpo e sua condição física.

 Como se alongar 

De acordo com um artigo publicado no MSSE (Medicine and Science in Sports and Exercise), cada série de exercício de alongamento deve durar entre 15 e 45 segundos. Um tempo menor pode não surtir efeito, enquanto um período além do recomendado pode prejudicar o desempenho muscular. Respeite os limites do seu corpo
 É normal sentir um desconforto moderado, mas cuidado para não se “esticar” demais. Isso pode causar distensões musculares. Por fim, é fundamental manter uma boa postura, alinhar o corpo (pés, joelhos e quadril ou mão, antebraços e braços) e manter a respiração profunda e tranquila.

 Sobre o Autor






Fernanda Leão
 Fernanda Leão Fernanda Leão
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Tenho 26 anos. Sou incansável na busca por um corpo perfeito. Por isso já testei quase todos os tipos de dietas, exercícios e medicamentos existentes. Mas não faço nada sem informações concisas. Leio muitas publicações e consulto muitos especialistas. Por isso, resolvi dividir com vocês tudo o que sei, para juntos atingirmos o nosso objetivo que é entrar em forma, de forma duradoura e saudável.
FonteQuero entrar em forma.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Acabe com a tensão na região do pescoço

Esta é uma das regiões mais tensas para a maioria das pessoas.
Pela tensão do trabalho e mesmo do dia-a-dia, além de todos os vícios posturais que temos, é muito comum contrairmos a musculatura dos ombros e pescoço, acumulando tensões e causando dores.
Para aliviar estas tensões é muito importante fazer exercícios direcionados a esta musculatura. Os alongamentos são eficientes para prevenir dores e até problemas mais sérios eliminando a tensão gerada.
“Exercícios e uma boa massagem são indispensáveis!”Outro cuidado que devemos ter é o de manter uma boa postura durante o dia e nas atividades corriqueiras, evitando os vícios posturais que também podem causar problemas principalmente a nossa coluna. Uma boa massagem uma vez por semana ou a cada quinze dias também é excelente para relaxar o corpo e a mente.
Sugerimos abaixo, alguns exercícios que poderão aliviar o estresse muscular e trazer bem estar a você. Estes exercícios podem ser feitos em qualquer lugar, quando você sentir necessidade, mas o ideal seria fazê-los à noite antes de se deitar e de manhã ao acordar

Puxe o pescoço para um dos lados alongando-o. Troque o lado

Vire a cabeça na diagonal e puxe-a para baixo olhando o seu pé. Troque o lado.

Com as duas mãos atrás da cabeça, puxe a mesma para baixo alongando a parte posterior do pescoço.
Leve a cabeça para trás, alongando a parte anterior do pescoço, sem forçar a cervical.
Mantenha o corpo reto e olhe para trás virando a cabeça para um dos lados. Troque o lado.



Com uma bolinha de tênis ou similar, faça movimentos circulares na região do pescoço e ombros, massageando a musculatura.Faça cada exercício por 30 segundos.

Feche os olhos e gire a cabeça para um dos lados depois para o outro, devagar e sem forçar o pescoço.

Deite-se no chão com a perna flexionada e mantendo a coluna reta. Puxe a cabeça para trás, mantendo o queixo para baixo e alongando a parte de trás da cabeça ou a região cervical. Afaste as pernas, tentando manter toda a coluna no chão.Permaneça nesta posição por 3 a 5 minutos.
Por:Valéria Alvin Igayara de Souza
CREF 7075/ GSP – Especialista em treinamento Cyber Diet.

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