Seguidores

domingo, 15 de novembro de 2009

Comer bem e emagrecer é possível - Parte V

Fuja das dietas radicais
Cuidado com as dietas mirabolantes

O que mais se vê em publicações voltadas à saúde e estética são regimes mirabolantes que prometem uma grande perda de peso em semanas.
Ao optar por dietas tão radicais, a pessoa corre o risco de engordar novamente ao voltar a adquirir seus hábitos alimentares usuais.
O dr. Fábio Ancona Lopez, nutrólogo e professor da Universidade Federal de São Paulo, explica o que acontece quando a pessoa opta por tais medidas. “Se você faz uma dieta restritiva muito intensa e chega a uma quantidade de energia muito baixa, o organismo passa a economizá-la. Quando volta a comer normalmente, o organismo vai continuar acumulando essa energia”. É o famoso “efeito sanfona”.
Além disso, dietas drásticas também causam perda de músculos, a massa magra saudável do corpo. Tome cuidado.
Segundo o nutrólogo, as pessoas têm de estar cientes que é impossível perder o peso adquirido em 15 anos em apenas 15 dias. “A Academia Americana de Nutrição diz que uma boa dieta é aquela que leva meio quilo por semana.” Pode parecer pouco, mas faça as contas. A cada 0,5 kg perdido em uma semana, são 2 kg por mês e, no final do ano, são surpreendentes 24 kg a menos. Dessa forma, você habituará o seu organismo com a quantidade e os alimentos que passa a consumir com eficácia e moderação. “Evite alimentos gordurosos e diminua a quantidade de carboidratos mais simples, como o açúcar refinado, e consuma carboidratos complexos como arroz, farinha e batata com moderação”, completa o nutrólogo.
Mexa-se, sempre!
Todos os profissionais da saúde ressaltam, mas é importante repetir: pratique esportes, pratique atividades físicas, sempre! Quanto maior a idade, maior a dificuldade de perder peso. O metabolismo começa a ficar mais lento a partir dos 25 anos e fica 1% mais lento por ano. Ou seja, quanto maior a idade, maior a quantidade de atividades físicas e menor o prato. Antes de correr até o supermercado atrás dos alimentos aqui citados, não deixe de consultar um nutricionista.
Ao praticar esportes, procure por um profissional de educação física para prevenir lesões e não pratique atividades extremas da qual seu corpo não está habituado. Dessa forma, você vai manter seu corpo sempre bonito e a saúde perfeita.
Fernando Fischer / texto Fernando Roverí
Sport Life

3 comentários :

  1. Sempre me animo com seus post.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Querida Eliane, para além de praticar pilates e localizada, pratico artes marciais (Ju-jitsu) à 3 anos. A minha maior preocupação são as lesões que posso ganhar...

    Os seus conselhos são muito importantes...
    Obg!

    Ainda não esqueci o "Meme" que me ofereceu virei buscar com mais tempo.

    Um beijinho de Portugal

    ResponderExcluir
  3. Amiga Eliane, parabens estes post são muito uteis, vou tentar seguir estas indições, e ver se consigo perder uns kilos devagarinho mas bem.
    Um Abraço dos Açores-Portugal
    Manuel

    ResponderExcluir

FITNESS

Selos dos blogs amigos