Seguidores

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Agachamentos poderosos

O agachamento é um exercício completo para os membros inferiores, envolvendo vários grupos musculares e articulações.
Ele fortalece coxas, bumbum e pernas, além de também fazer bem ao sistema cardiorespiratório e de facilitar movimentos do nosso dia-a-dia como pegar algo no chão, sentar, levantar, subir numa cadeira, degrau etc...
Mas embora seja um exercício para membros inferiores, o agachamento solicita o corpo todo envolvendo a musculatura das costas, abdome, braços, gêmeos, entre outras.
“o agachamento solicita o corpo todo envolvendo a musculatura das costas, abdome, braços, gêmeos, entre outras”
Se você deseja ter um bumbum durinho e pernas fortes e bonitas, estes exercícios irão ajudar muito.
Montamos para vocês um programa de três exercícios de agachamentos que podem ser feitos 2x por semana em dias alternados.
Musculatura trabalhada:-Quadríceps femoral, glúteo médio, glúteo máximo, fáscia lata, bíceps femoral, adutores entre outras.
Faça também os exercícios aeróbios de 3x a 5x por semana de 30 a 60 minutos dependendo de cada caso e alongamentos antes e depois dos exercícios.
Com tudo isto, as suas pernas vão arrasar!

Em pé, pernas afastadas no sentido antero-posterior, pés paralelos. Flexione as duas pernas, mantendo o tronco reto e estenda-as novamente. Faça 3 séries de 20 repetições para cada lado. Se estiver fácil segure um halter em cada mão de 3 a 5 kg.


Em pé pernas afastadas lateralmente. Flexione as duas pernas e estenda-as novamente. Mantenha o tronco reto. Faça 3 séries de 20 repetições.
Em pé pernas afastadas na largura do quadril. Flexione as pernas levando o bumbum para trás. Mantenha o tronco o mais reto possível e não leve os joelhos à frente. Estes não podem ultrapassar a linha da ponta dos pés. Faça 3 séries de 20 repetições.
Fonte:
Cyber Diet Valéria Alvin Igayara de SouzaCREF 7075/ GSP – Especialista em treinamento.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Exercícios físicos ajudam na prevenção do câncer de mama

 EXERCÍCIOS AJUDAM A PREVENIR O CÂNCER DE MAMA



Atividades físicas podem reduzir em até 25% as chances de se ter a doença

Os exercícios e a alimentação ainda são o melhor caminho para se ter uma vida saudável e prevenir doenças, entre elas, o câncer de mama.
Um estudo realizado pela Associação Americana para Pesquisa do Câncer mostrou que os exercícios regularmente diminuem em até 25% as chances das mulheres que estão na menopausa contraírem o câncer de mama.
Isso acontece por que os exercícios físicos, ao elevarem os batimentos cardíacos, também ativam a circulação sanguínea, equilibrando as quantidades de hormônios como o estrogênio e a progesterona. Outras pesquisas acreditam que essa queda do estrogênio, grande agente no desenvolvimento do câncer de mama, ajuda a prevenir a formação de nódulos.
E após a menopausa, esse hormônio passa a ser produzido no tecido adiposo.
Publicidade
Exercitando-se, a mulher também diminui a camada de gordura, diminuindo o espaço para a proliferação do hormônio. Outro ponto a favor é que os exercícios liberam noradrenalina, serotonina e dopamina, substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar.
No entanto, para que isso se concretize, é necessário fazer exercícios de intensidade moderada, que queimem pelo menos 300 calorias por hora. Para isso, você pode lançar mão de meia hora de corrida ou uma hora de musculação, caminhada ou pilates. Faça pelo menos 3 vezes por semana.

Por Helena Dias
Fonte: Assessocor


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Alongamento indica saúde das artérias

Para saber se seus vasos são rijos, basta verificar se consegue encostar a sua mão nos seus pés
Exercícios de alongamento desaceleram o enrijecimento das artérias
Estudo publicado na revista American Journal of Physiology descobriu que um teste simples de flexibilidade é capaz de indicar se as suas artérias são sadias ou não e se você corre o risco de um ataque cardíaco ou derrame. Para fazê-lo, basta que fique sentado com as costas contra a parede, mantendo as pernas e os braços estendidos. Flexione o tronco para a frente e tente alcançar os pés com a ponta dos dedos da mão.
Baseados em quão longe se chega, os pesquisadores classificaram 526 adultos saudáveis entre 20 e 83 anos e com um índice de massa corporal abaixo de 30 (isto é, magros) em pouco ou bastante flexíveis. Os cientistas verificaram que a flexibilidade do tronco é um excelente indicativo da elasticidade das artérias em homens de meia idade e idosos. A “dureza” dos vasos sanguíneos geralmente precede alguma doença do coração, como um infarto.
Ainda não se sabe por que a flexibilidade arterial está relacionada à do corpo em pessoas acima de 40 anos. Mas os pesquisadores afirmam que os exercícios de alongamento provavelmente promovem uma série de reações fisiológicas que desaceleram o enrijecimento das artérias. Vasos sanguíneos saudáveis são elásticos e essa elasticidade ajuda a equilibrar a pressão.
“Nossos achados têm grandes implicações clínicas porque a flexibilidade do tronco é muito fácil de ser verificada. Acreditamos que os exercícios de alongamento, ioga e Pilates deveriam ser recomendados, assim como os cuidados com a dieta, a quem quer cuidar do coração”, disse Kenta Yamamoto, autor do estudo.
Fonte
Yamamoto et al. 297 (4): H1314. (2009) Am J Physiol Heart Circ Physiol 297:1314-1318, 2009. First published Aug 7, 2009

quarta-feira, 18 de abril de 2012

O Esporte que tem a sua cara


Por Rita Trevisan
Que todas as atividades físicas fazem bem ao corpo e à mente, ninguém duvida. Mas um deles, além desses benefícios, combina exatamente com o seu.
Os especialistas são unânimes em afirmar: abandonar a vida sedentária é fundamental para prevenir doenças, garantir mais disposição e bem-estar.
Em geral, a prática de um esporte conduz a uma melhora na capacidade cardiorrespiratória e na circulação, fortalece a musculatura, os tendões e até os ossos, deixando o corpo mais protegido contra lesões, torções e fraturas.
A prática regular de um esporte recreativo — aquele não-competitivo — diminui o risco de doenças como a hipertensão, o acidente vascular cerebral (AVC) e o diabetes”, complementa o educador físico Luis Carlos de Oliveira, instrutor de pesquisa do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs).
Tudo isso sem falar nos ganhos estéticos, como o controle do peso, o enrijecimento e a definição da musculatura. “Quem faz algum exercício regularmente garante mais quantidade e qualidade de vida”, resume Ricardo Munir Nahas, diretor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME).
Os benefícios de uma atividade física regular se estendem à saúde mental.
“O esporte funciona, muitas vezes, como um treino para a vida prática e propicia situações que permitem o conhecimento do próprio corpo e uma consequente melhora da autoimagem e da autoconfiança”, explica Eliane Jany Barbanti, coordenadora do Núcleo de Psicologia do Esporte e Atividade Física (NUPSEA), da USP.
Mas, se são capazes de trazer inúmeros ganhos para a saúde do corpo e da mente, é importante saber que os exercícios se diferenciam entre si no que diz respeito a resultados específicos. Por isso, é tão importante fazer uma escolha acertada entre as várias modalidades disponíveis, antes mesmo de começar a treinar.
Para cada objetivo, existem atividades que são mais indicadas, pelo tipo de trabalho físico que proporcionam. De acordo com a sua meta, é possível estabelecer uma rotina de treinos personalizada, que vai garantir resultados mais rápidos e eficazes.
Fonte
Disponível em Viva Saúde - O esporte que tem a sua cara
revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/69/artigo122525-1.asp - 45k -

FITNESS

Selos dos blogs amigos