Seguidores

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A alimentação dos principiantes

 
ALIMENTAÇÃO e CARGAS
A partir do momento em que se interessa por um tema, o primeiro reflexo é procurar todas as informações que lhe dizem respeito. Eis o motivo pelo qual está a ler estas linhas.
Tem perfeita consciência de que é impossível praticar uma atividade física sem se preocupar com a dieta adequada à disciplina em questão.
Devo mudar a minha alimentação, comer mais, com mais frequência, aumentar os glúcidos, as proteínas, quais as doses adequadas, etc ... ?
AS REFEIÇÕES :
Durante as primeiras semanas de treino, não altere os seus hábitos alimentares.
Limite-se a tomar um bom pequeno almoço, o mais completo possível, com glúcidos lentos (pão, cereais), glúcidos rápidos (compota, mel), proteínas, através do leite, e um pouco de lípidos, através da manteiga.Não se esqueça de tomar uma refeição ligeira por volta das 16 / 17 horas, como uma fatia de pão, uns quadrados de chocolate preto e uma peça de fruta.As restantes refeições do almoço e do jantar deverão ser normais.
AS BEBIDAS:
DURANTE O DIA, a quantidade de líquido permanece a mesma de antes de retomar a actividade física.
As bebidas deverão limitar-se a água de nascente natural ou a água da torneira, se for de boa qualidade. Penso que é preferível beber fora das refeições, de forma a não ter sede enquanto come. A água tem como efeito dissolver os sucos gástricos e tornar a digestão menos eficaz.
Evite as águas minerais pois, tal como o nome indica, fornecem "sais minerais", muitas vezes em quantidades demasiado grandes para o organismo.Evite também as águas com gás, principalmente durante as refeições. Pode reservá-las para depois do treino.
DURANTE O TREINO , beba água natural, sem gás.Tem reservas energéticas suficientes para, durante 1 h 30, passar sem qualquer suplemento fornecido pelas bebidas energéticas .
Os tempos de descanso na musculação são suficientemente frequentes para evitar ter uma crise de hipoglicemia e desmaiar.Importa beber pouco, mas com frequência.Tome o hábito de se hidratar sempre que muda de exercício, isto representa alguns golos de água de 10 em 10 minutos.
Não se esqueça de que a água é o lubrificante do organismo. Ao deixar o sangue engrossar, o oxigênio é menos bem transportado e a fadiga aparece mais rapidamente. Os tendões e os ligamentos aquecem e o risco de acidentes aumenta consideravelmente. Quanto menos beber, mais sofrerá de dores musculares.
BEBER NÃO CORTA AS PERNAS !
COMPLEMENTOS ALIMENTARES:
Reconheço que, neste site, ando à caça dos fabricantes de pós. Na verdade, não sou de todo contra, como alguns pensam, mas é preciso tomá-los de forma razoável. Ao ritmo a que avança o seu treino, calculo que seja necessário esperar no mínimo 3 meses para que o seu organismo necessite realmente de complementos. Poderá ter uma ideia relativamente às proteínas, clicando neste link.
DOPAGEM :
A prática de musculação não implica forçosamente que devam ser tomadas substâncias perigosas.
A musculação tem como objetivo proporcionar um bem-estar ao indivíduo na sua atividade, mas principalmente na sua vida presente e futura. Embora aos 16 / 17 anos se tenha pressa de observar resultados rapidamente, os erros cometidos nessa altura, e até mais tarde, pagam-se caro. Financeiramente, aderir à dopagem é um desvio que custa muito caro. Para conhecer os efeitos dos produtos, alguns dos quais podem estar disponíveis em venda livre no seu país, visite o site:
É realizado por pessoas muito competentes e dignas de confiança (não tenho qualquer interesse neste site).
O fato de um produto estar em venda livre não significa que seja inócuo. Pode, simplesmente, dever-se ao fato de as instituições sanitárias não o terem ainda submetido a estudos. Entretanto, não coloque a sua saúde em perigo. A melhor dopagem é a que se encontra no seu prato e no seu ânimo:
Comer de forma saudável e viver com otimismo.
CARGAS A UTILIZAR.
QUE CARGAS DEVEM SER UTILIZADAS NA MUSCULAÇÃO ?
Esta questão é-me frequentemente colocada no Fórum ou através dos vários e-mails que recebo.Sou principiante, tenho experiência, quero treinar com uma barra, quero praticar supino deitado, sou um homem, sou uma mulher, tenho19 anos, tenho 53 anos, fui um grande desportista, nunca pratiquei nenhum exercício, etc...
QUE CARGA DEVO COLOCAR NA BARRA ?
Não faço a menor ideia!É verdade que o site se dirige apenas à comunidade francófona com acesso à Internet, o que limita a sua utilização a nível mundial mas, ainda que houvesse apenas um indivíduo, a preparação física por correspondência continua a ser uma utopia, ou até mesmo uma vigarice.Em todas as atividades físicas, os treinadores devem ter uma relação directa com os atletas. O treino não é apenas uma questão de carga, devendo ser considerados os aspectos emocionais, afectivos e históricos. Nunca encontrará neste site conselhos sobre as cargas que devem ser usadas, pois existem demasiados parâmetros que devem ser tomados em consideração.
QUE NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO USAR ?
Quando aluga uma BTT, pergunta qual é o nível de desenvolvimento que deve usar? Não, primeiro experimenta e progride aos poucos, antes de encontrar um nível adequado.Quando se inicia no esqui, começa por uma pista preta? Progressivamente, descobre o seu grau de capacidade.Na musculação, acontece o mesmo, é preciso descobrir as suas próprias capacidades e o seu corpo. Esta descoberta e esta aprendizagem durarão todo o tempo que praticar, isto é, toda a vida!
O MATERIAL.Muitas pessoas treinam em casa. Embora seja agradável dispor de um bom equipamento a longo prazo, milhões de pessoas treinam com um pequeno par de halteres. Obtêm-se excelentes resultados do ponto de vista da saúde com dois pequenos pesos de 2 kg.

Disponível on line em Alimentação e Cargas 

3 comentários :

  1. OLÁ!
    Fiquei muito feliz com sua visita e por me seguiras. Seu blog é fantástico, li alguns posts e adorei. Já estou te seguindo.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. oiiii!
    Claro que sim, vou adorar seguir seu blog =)
    Está fantástico, mesmo!!!
    Beijoo!

    ResponderExcluir
  3. Hoje cumpri como quase todos os dia. Comi cereais sem açúcar misturados em leite magro. Agasalhei-me, levei a maquina e umas boas botas. Fui a pé até uma lagoa afim de fotografar a natureza. Ao fim da tarde fui fazer uma caminhada de 3km.
    Grato pelos conselhos.
    Boas festas.
    Beijo

    ResponderExcluir

FITNESS

Selos dos blogs amigos