Seguidores

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Estresse engorda


Cérebro estressado age como se estivesse em perigo, ordenando ao corpo que ele tem de se reabastecer de energia e comer. Comidas ricas em gordura proporcionam prazer, reduzindo a tensão. Não tem jeito. O estresse faz parte da vida.
O que talvez poucos saibam é que ele também tem a sua responsabilidade no aumento dos ponteiros da balança.
O corpo responde a ele – seja estresse físico, seja psicológico – da mesma forma.
Cada vez que você tem um dia complicado, o cérebro age como se você estivesse em perigo e ordena às células do corpo para liberar potentes hormônios, entre eles a adrenalina e o cortisol, que dizem ao organismo que ele deve se reabastecer de energia, fazendo-o ter fome, muita fome. A liberação de cortisol continua até que as coisas se acalmem. O problema é que são poucos aqueles que têm cenouras e barrinhas à mão. "A maioria acaba se enchendo de doces e comidas ricas em gordura porque elas estimulam o cérebro a liberar substâncias químicas ligadas ao prazer, que reduzem a tensão", explica Elissa Epel, da Universidade da Califórnia.E mais: quando as glândulas adrenais produzem cortisol, cai a fabricação da testosterona, hormônio ligado ao crescimento muscular. "Com o tempo, isso leva a uma redução da massa muscular e, com isso, o corpo queima menos calorias."O hormônio também encoraja o corpo a estocar gordura, especialmente a do tipo visceral, perigosa porque circunda órgãos vitais e libera ácidos graxos ao sangue, elevando os níveis de colesterol e abrindo caminho para as doenças do coração e o diabetes.
Fernando Fischer
Disponível on line em Estresse engorda 

http://www.revistasportlife.com.br/index.asp?codc=1100

2 comentários :

  1. Ô vida! Olha eu ai.
    Artigo legal
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Não querendo parecer diferente, mas eu quando fico estressada não consigo comer nada! sempre que fico irritada nada desce pela garganta. É nesses episódeos de stress que perco kilos, ao não comer convenientemente.

    Mas gostei de ler, é um artigo interessante!

    Bjs

    ResponderExcluir

FITNESS

Selos dos blogs amigos