Seguidores

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Alongamento com a FIT BALL

A Fit Ball ou bola suíça foi criada nos anos 70 por fisioterapeutas na recuperação de vítimas que sofriam de hemiplegia, disfunções neurológicas, paralisia cerebral, lesões musculares e articulares, elas foram incorporadas primeiro às aulas de alongamento, em seguida nas aulas de ginástica localizada e agora com seu próprio método de treinamento, o Fit Ball . O sucesso foi tão grande, que os profissionais da Educação Física também começaram a trabalhar com ela visando:
  • Melhora do sistema cardiovascular;
  • Fortalecimento e tonificação dos músculos, principalmente os músculos abdominais;
  • Melhora o equilíbrio, a coordenação, a concentração e a velocidade dos reflexos;
  • Queima calórica;
  • Eliminação do estresse;
  • Prevenção de dores na coluna e melhora postural;
  • Adaptação de vários exercícios, tornando-os mais fáceis ou difíceis de acordo com o objetivo.
As bolas têm uma tolerância de peso de 300kg, são feitas de PVC e em tamanhos diferentes.
A bola de 65 cm de diâmetro apresenta um bom tamanho para fazer os exercícios que iremos sugerir.
Há muitos sites na Internet que falam sobre a Fit Ball, incluindo empresas que vendem a bola. Mas ela também pode ser comprada em lojas de esportes.
Como o alongamento é essencial para quem pratica esportes, fortalecendo a musculatura (já que um músculo forte é também um músculo flexível) e evitando lesões, preparamos para vocês, mais uma opção de fazer alongamentos, agora, com a ajuda da Fit Ball.

Alongamento com a Fit BallExercícios


Sentada na frente da bola, em cima dos calcanhares, mãos apoiadas na bola. Curve as costas e segure por 30 segundos, sem travar a respiração. Leve a bola á frente alongando as costas e segure também por 30 segundos. Repita novamente.
Na mesma posição, apóie um dos cotovelos na bola e leve a mão para trás das costas alongando o tríceps (músculo do braço). Troque o lado.

Em pé, flexione a perna da frente e leve a outra perna estendida para trás, apoiada na bola. Desta forma você alonga o glúteo e músculos posteriores da coxa da frente e os músculos flexores do quadril da perna de trás. Troque o lado
Ainda nesta posição, flexione a perna de trás e segure o pé, alongando o quadríceps (parte anterior da coxa) e os tibiais anteriores (parte da frente da canela).

Em pé, de frente para a bola. Flexione a perna de trás e estenda a perna da frente em cima da bola alongando a parte posterior da coxa. Levando os braços á frente, você também alonga as costas.

Em pé de frente para a bola. Estenda uma das pernas a trás e segure na bola, mantendo o troco reto. Alongue os gêmeos da perna que está atrás. Troque o lado.

Sentada de frente para a bola. Afaste as pernas e segure a frente na bola, alongando a parte interna das coxas
Agora, sente em cima da bola também com as pernas afastadas, alongando a parte interna das coxas. Leve os braços á frente alongando a coluna.

De lado para a bola. Apóie o tronco na bola, levando o braço para trás e alongamento a parte lateral do corpo. Faça primeiramente com as pernas flexionadas (por 30 segundos) e depois com a perna de cima estendida e pé apoiado totalmente no chão (também por 30 segundos). Deixe a cabeça cair para o lado alongando também o pescoço. Troque o lado.
De barriga para cima, deitada na bola e as pernas estendidas, você alonga toda a parte anterior do corpo, como pescoço, peito, abdome e membros inferiores.
Observações:- Inspire pelo nariz e expire pela boca o tempo todo. Nunca trave a respiração.
- Permaneça em cada posição por 30 segundos.
- Coloque uma música relaxante e se concentre na parte do corpo que você está alongando, tentando relaxar esta musculatura.
- Você poderá fazer estes exercícios de 3x a 7x por semana.
- Faça os exercícios descalça para não escorregar.
Fonte:
Cyber Diet
Valéria Alvin Igayara de Souza
CREF 7075/ GSP
Especialista em treinamento.

5 comentários :

  1. Deu vontade de comprar uma e te-la em casa
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Por vezes faço pilates no ginásio.
    Tenho uma bola em casa e adoro sentar-me nela enquanto vejo TV ou converso em família. Agora já todos querem a bola!:)

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Queridas que bom que gostaram da bola suíça!!! toda semana temos exercícios com elas, são ótimos e deliciosos para fazer. Vale a pena!!!

    ResponderExcluir
  4. Que legal... adorei a postagem, pois tenho uma bola dessas em casa... vou começar já. Bjks

    ResponderExcluir
  5. les comparto unos videos de fitness

    http://www.youtube.com/watch?v=q_1RtPbTc8k

    http://www.youtube.com/watch?v=rzoikeU2P6A

    http://www.youtube.com/watch?v=ILo9wS6BRlI

    ResponderExcluir

FITNESS

Selos dos blogs amigos