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segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Comer bem e emagrecer é possível - Parte IV

Alimentos termogênicos

A pimenta é um dos temperos com características termogênicasUma boa estratégia que pode ser adotada em uma alimentação saudável é o consumo dos chamados alimentos termogênicos, que necessitam de mais energia para serem digeridos pelo organismo e, assim, provocam o aumento da temperatura corporal e aceleram o metabolismo. Especializada no assunto, a nutricionista Laís Costa, de São Paulo, recomenda o consumo de tais alimentos: “As proteínas e os carboidratos, por exemplo, são mais termogênicos do que as gorduras”, confirma. No entanto, não existe uma dieta específica onde sejam apenas consumidos esses tipos de alimento. “Na realidade, eles são utilizados como coadjuvantes de uma dieta equilibrada e balanceada. Não adianta beber litros de chá verde durante o dia e continuar ingerindo frituras e doces. Para emagrecer, o ideal é incluir pequenas porções de alimentos termogênicos no dia-a-dia”.E que alimentos são esses? Pimenta-vermelha – caiena, dedo-de-moça, malagueta –, gengibre, chá branco ou verde, vinagre de maçã, laranja, kiwi, aspargos, mostarda, canela e vegetais fibrosos como brócolis, acelga e couve são alguns deles. No entanto, a pessoa deve ficar muito atenta às quantidades indicadas. No caso da pimenta, recomenda-se ingerir meia-unidade ou 3 g em pó por dia, combinada a verduras e legumes refogados, carnes e peixes ensopados, acrescentada sempre no final da preparação. Já o chá, seja o branco ou o verde, pode ser ingerido em porção de três xícaras ao longo do dia, sempre nos intervalos das refeições e nunca após, pois prejudica a absorção de nutrientes importantes como o ferro. Por fim, quem gosta do sabor mais forte e evidente do gengibre, o ideal é um pedaço de aproximadamente 2 cm, 3 vezes ao dia. Procure espremê-lo no molho da salada, em forma de chá ou batido com suco de fruta. A recomendação de Laís é que a pessoa inclua um ou dois tipos de alimentos termogênicos todos os dias em sua alimentação.
É importante ressaltar que há algumas restrições. “Pessoas hipertensas ou com problemas cardíacos precisam ter cuidado com o consumo excessivo de termogênicos”, alerta Laís. “Quem possui problemas gastrintestinais também deve evitar o uso de condimentos fortes, como a pimenta e o gengibre”.
Comer bem e emagrecer é possível -Parte I
Comer bem e emagrecer é possível - Parte II
Comer bem e emagrecer é possível - Parte III
Fernando Fischer / texto Fernando Roverí
Imagens Shutterstock
Disponível na Internet em Comer bem e emagrecer é possível - Parte IV http://sportlife.terra.com.br

4 comentários :

  1. Olá honey!

    Participei de um Meme e estou te convidando para participar tb, com direito a selinho e sorteio de um livro.

    O link é:
    http://essaluz.blogspot.com/2009/10/selinho-um-pouco-de-mim.html

    BJuS e fique com Deus!

    ps. tb indiquei para o Louvor a Deus.

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  2. Ola.. este blog
    é maravilhoso,
    energia pura e muita saúde \o/.

    Vim deixar o meu abraço!
    um ótimo final de semana.

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  3. Adoro os termogenicos...rs e tomarei cuidado para não exagerar. Muito legal o artigo.
    beijos

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  4. hmm....nice blog...keep writing!!!

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