Seguidores

sábado, 26 de junho de 2010

Degraus acima

Correr em escadas pode ser um grande aliado para melhorar o desempenho nas passadasUma das cenas mais marcantes do filme “Rocky, um lutador”, é aquela em que o personagem principal da película, protagonizada por Sylvester Stallone, utiliza da corrida como preparação para uma luta. Já no final de seu treinamento, Rocky testa sua resistência subindo as escadas do Museu de Arte de Filadélfia.

Deixando a ficção de lado, o treinamento em escadas pode ser de grande ajuda para o corredor, apesar de pouco difundido no país. Em alguns países, são comuns as corridas em arranha-céus, chamadas de stair race, como a realizada anualmente no Empare State Building, em Nova York, que tem 86 andares e 1.576 degraus.

Esse é um tipo de treinamento bastante interessante, porque diferencia do treino só em asfalto, por exemplo. Além disso, ele é importante porque ajuda no fortalecimento dos músculos. Porém, é indicado para corredores mais avançados, porque exige maior coordenação, e é de uma dificuldade maior”, explica Rossy Borges, diretor técnico da assessoria esportiva Upsports Club.

“O impacto deste treinamento é grande, por isso, quem tem histórico de lesão recente, como lesão por estresse, por exemplo, deve evitar este tipo de exercício. Além disso, atletas que estão começando no esporte devem realizá-lo de maneiro leve, sempre com progressão”, completa Allan Menache, treinador da assessoria esportiva Treinamento Inteligente e do programa de capacitação Core 360° - Treinamento Funcional.

Para cada objetivo
O treinamento em escadas, ao contrário do que possa parecer, pode ser realizado de diversas formas, dependendo do foco que o atleta queira dar ao seu exercício. Exercícios de força e velocidade, para provas menores, ou de resistência, para as mais longas, podem ser feitos de formas diferente, como fala Menache.

“O treinamento em degraus é normalmente dividido em três categorias principais.
Os exercícios para força podem ser feitos com o atleta subindo de três em três degraus, de forma mais lenta e com sobrecarga. Já os de potência têm que ser realizados de forma mais rápida, sem sobrecarga, subindo de degrau em degrau. Já os de resistência usa-se uma sobrecarga baixa, de dois em dois degraus, com um tempo de prática mais longo”.

“Uma dica é separar os andares do prédio, por exemplo, para condicionar melhor o exercício. Do 1° ao 10° andar de forma mais lenta e depois com um trote leve, de dois em dois degraus, para ajudar na coordenação motora”,
completa Borges.

Benefícios
Confira abaixo os principais benefícios deste tipo de exercício, listados pelo treinador Allan Menache:

- Economia de energia na corrida

- Melhor eficiência do movimento

- Aumento de performance

- Prevenção de lesões

Por Fausto Fagioli Fonseca
Disponível na Internet em http://o2porminuto.uol.com.br/

Treinamento nas escadas do seu edifício
Outra proposta mais suave deste Treinamento é fazer na forma de Interval training, ou seja, subir um lance de escadas rapidamente e parar fazendo intervalos de um minuto de alongamentos, (mantenha cada posição de alongamento por 15 segundos, você fará quatro alongamentos por lance de escada), subir outro lance de escadas e mais um minuto de alongamentos e assim sucessivamente até completar de 20 a 30 minutos ou até 40 minutos de atividade.
O Interval training ou treinamento intervalado é um tipo de física de formação que envolve exercícios de trabalho de alta intensidade. Este trabalho é de alta intensidade alternada com períodos de descanso ou de baixa atividade (os intervalos no treino intervalado em forma de alongamentos no caso).
Durante os alongamentos v/c também pode alternar entre os lances de escadas com alongamentos para os membros superiores e em outro lance de escadas alongamentos para os membros inferiores.
Alongamentos para os membros inferiores e superiores

Eliane Jany Barbanti
CEPEUSP

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Mitos e verdades sobre o emagrecimento

Existem tantos sites, reportagens, livros e truques para emagrecer que é difícil saber o que realmente funciona ou não
Conheça as lendas sobre o emagrecimento
“Já fiz tantas coisas para emagrecer que dá para escrever um livro de piada”, conta Catarina Callado. “Uma vez fiquei uma semana tomando apenas sucos, também usei cintas em um dia de calor, comi alcachofra sem parar e nada adiantou”, completa. Esse depoimento é muito mais comum do que se imagina. Quem nunca seguiu um conselho de um amigo para perder peso? O problema é que muitas dessas dietas milagrosas podem colocar em risco a sua saúde e não trazer o resultado esperado. Sport Life pesquisou os mitos mais comuns que circulam pela internet e em consultórios médicos e nutricionais e apresenta uma lista de verdades e mentiras.
Confira a seguir.
VerdadesMuitas coisas são ditas sobre o emagrecimento. Mas as informações verdadeiras são muito menores que os mitos. Você perceberá que o grande segredo é ter uma vida ativa, com uma alimentação balanceada.
- MUSCULAÇÃO EMAGRECE
O treino de força não queima muita energia, mas ajuda a acelerar o metabolismo basal, pois aumenta o número e o tamanho das fibras musculares, que consomem uma quantidade maior de calorias.
- COMER E VER TELEVISÃO ENGORDA
Parece brincadeira essa afirmação, mas não é. Alimentar-se na frente da televisão ou computador deixa você distraído em relação ao que está ingerindo – quem nunca abriu um pacote de bolachas e quando percebeu comeu inteiro enquanto assistia a um filme? Tente fazer suas refeições e lanches na cozinha ou na sala de jantar, essa pequena atitude o deixará mais ciente da sua alimentação.
- CORRA E FIQUE MAGRO
A corrida é uma das melhores atividades físicas para gerar a perda e a manutenção da perda de peso, pois tem gasto calórico elevado. Associada à reeducação alimentar, constitui um método eficiente para emagrecer. De modo geral, o exercício físico induz a adaptações metabólicas, aumentando o gasto energético diário e minimizando a diminuição do metabolismo de repouso ocasionado pela perda de peso. Mas lembre-se: a corrida só deve ser feita por quem não apresenta distúrbios clínicos que representem risco de complicações com a prá tica como, por exemplo, pessoas com problemas cardíacos.
- COMER COMO UM PASSARINHO
Você já percebeu que os passarinhos comem aos poucos, mas muitas vezes ao dia? Uma forma saudável de perder peso é comer pequenas quantidades de comida divididas em cinco refeições, que devem incluir uma variedade de alimentos nutritivos e com pouca gordura.
- SE REEDUQUE
A reeducação alimentar é a melhor solução para quem quer emagrecer e manter-se magro. Com ela, aprende-se a diminuir o consumo de alimentos que prejudicam a saúde e o peso e a comer alimentos considerados deliciosos em quantidades moderadas e com prazer. Assim, dá para emagrecer gradativamente, sem sofrimento. Perder peso e conseguir manter a forma devem ser encarados como uma tarefa para ser cumprida a longo prazo.
- EMAGREÇA E COMA EM FAST-FOOD
Fast-foods podem não fazer mal se você aprender a comer de forma balanceada. Grelhados, saladas e outros alimentos saudáveis também podem ser encontrados em lanchonetes de comida rápida. Só fique de olho na quantidade e na forma de preparo dos alimentos!
- REMÉDIOS FUNCIONAM, MAS MUITO CUIDADO
Esses tipos de medicamento precisam ser receitados por um médico competente e jamais devem ser tomados por iniciativa própria. O Brasil é recordista mundial no consumo de remédios para emagrecer. Esses medicamentos podem ter sérios efeitos colaterais, como agitação, insônia, agressividade e até desencadeamento de quadros depressivos ou psicóticos. Apesar de funcionar, os remédios devem ser o último recurso a ser usado e só em casos de obesidades sérias.

Mitos
São tantos os mitos sobre o emagrecimento que não caberiam nessas poucas páginas. Separamos os mais comuns e explicamos por que são afirmações falsas

- TOMAR SOPAO
uso de sopas em dietas tem um lado positivo e um negativo. Geralmente, as sopas são feitas com verduras e legumes, pouco energéticos e substituem refeições calóricas. Por outro lado, quando se mastiga, a sensação de saciedade é menor e há o risco de não resistir à fome e comer alimentos que engordam.
- COMER À NOITE ENGORDA
No período da noite, o metabolismo é mais lento. É importante comer alimentos de fácil digestão, como legumes, sopas e frutas. Combine estas duas últimas opções, por exemplo, para satisfazer melhor a sensação de fome e não atacar a geladeira de madrugada.
- SAUNA PARA EMAGRECER
Quem faz sauna fica exposto a altas temperaturas, o que aumenta a transpiração e gera perda líquida. Ao sair da sauna e subir numa balança, pode-se observar um peso inferior, mas essa diferença é rapidamente recuperada assim que a pessoa ingere líquidos.
- COMPRIMIR A BARRIGA
As cintas jamais emagrecem, apenas disfarçam as medidas. Não queimam calorias nem têm impacto sobre gorduras localizadas.
- METABOLISMO LENTO
Metabolismo é um conjunto de reações fisiológicas responsáveis pelo funcionamento do corpo, como respiração, circulação, manutenção da temperatura do corpo e reações químicas celulares. Para que tudo isso funcione, o organismo gasta calorias, o que varia de indivíduo para indivíduo, mas normalmente não é causa de ganho de peso, a não ser que exista alguma doença, como o hipotireoidismo.
- PROBLEMAS DE TIRÓIDE
Sabe-se que apenas entre 3% e 5% dos casos de excesso de peso são causados por hipotireoidismo. Mas a doença normalmente pode ser controlada sem dificuldades, com o uso adequado de medicação específica.
- FICAR EM JEJUM
De acordo com os especialistas, pular refeições para perder peso é uma prática errada e arriscada, porque o organismo se readapta e estoca gordura a fim de tolerar esses períodos sem alimento. Ou seja, quem faz jejum, acaba acumulando mais gordura. O jejum prolongado (dias sem comer) provoca perda de peso, mas prejudica a saúde e a massa muscular.
- TOMAR SUCO DE LIMÃO
O suco de limão é rico em vitaminas A, B e C e em sais minerais, é gostoso, natural e pode ser usado em diversas receitas, mas não emagrece. Pode colaborar para o emagrecimento quando, puro ou com adoçante, é utilizado como substituto de outra bebida com maior valor calórico.
- ACUPUNTURA
Em estudos clínicos, a acupuntura mostrou-se eficaz para o emagrecimento durante, no máximo, três meses. Isso significa que o método pode gerar apenas um entusiasmo que leva à mudança de hábitos alimentares.
- PROTEÍNAS DE ORIGEM ANIMAL ENGORDAM MAIS
Tanto a proteína de origem animal como a vegetal tem 4 calorias por grama. Por isso, não se iluda.
- UM TIPO DE FRUTA POR DIA
O ideal é que se consuma, além de todos os ali mentos, três ou quatro porções de frutas variadas diariamente.
- IOGURTE LIGHT AJUDA A ELIMINAR PESO
O iogurte auxilia no funcionamento do intestino, não quer dizer que emagrece! Entretanto, optar pela versão light do produto faz com que você ingira menos gorduras e calorias.
- ANTICONCEPCIONAL ENGORDA
O termo engordar significa ganhar gordura e não é isso o que acontece. Na verdade, algumas dessas pílulas acabam ajudando a reter líquidos no corpo e, isso, aparentemente é um ganho de peso. No entanto, não há aumento de gordura no corpo.
Fernando FischerDisponível on line em Verdades e mitos sobre o emagrecimento http://www.revistasportlife.com.br/

terça-feira, 15 de junho de 2010

Copa do mundo 2010

Grupo A
Jogo- Data - Horário Local

1-11/06 16:00 Johanesburgo - JSC África do Sul x México

2-11/06 20:30 Cidade do CaboUruguai0 x França

17-16/06 20:30 Tshwane/Pretória África do Sul Retrospecto xUruguai

18-17/06 20:30 Polokwane França Retrospectox México

33- 22/06 16:00 Rustemburgo México Retrospecto x Uruguai

34- 22/06 16:00 Mangaung / Bloemfontein França Retrospecto x África do Sul

Grupo B
Jogo Data - Horário Local

Grupo C
Jogo- Data - Horário Local Resultados

5-12/06 20:30Rustemburgo Inglaterra x EUA

6-13/06 13:30 Polokwane Argélia x Eslovênia

22- 18/06 16:00 Johanesburgo - JEP Eslovênia Retrospecto x EUA

23- 18/06 20:30 Cidade do Cabo Inglaterra Retrospecto x Argélia

37- 23/06 16:00 Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth Eslovênia Retrospecto x Inglaterra

38- 23/06 16:00 Tshwane/Pretória EUA Retrospecto x Argélia

Grupo D
Jogo Data - Horário Local Resultados

7- 13/06 20:30 Durban Alemanha x Austrália

8- 13/06 16:00 Tshwane/Pretória Sérvia x Gana

21- 18/06 13:30 Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth Alemanha Retrospecto x Sérvia

24- 19/06 16:00 Rustemburgo Gana Retrospecto x Austrália

39- 23/06 20:30 Johanesburgo - JSC Gana Retrospecto x Alemanha

40- 23/06 20:30 Nelspruit Austrália Retrospecto x Sérvia

Grupo E
Jogo Data - Horário Local Resultados

9-14/06 13:30 Johanesburgo - JSC Holanda x Dinamarca

10-14/06 16:00 Mangaung / BloemfonteinJapão x Camarões

25-19/06 13:30 DurbanHolandaRetrospecto x Japão

26-19/06 20:30 Tshwane/PretóriaCamarõesRetrospecto x Dinamarca

43-24/06 20:30 RustemburgoDinamarcaRetrospecto x Japão

44-24/06 20:30 Cidade do CaboCamarõesRetrospecto x Holanda

Grupo F
Jogo Data - Horário Local Resultados

11- 14/06 20:30 Cidade do CaboItália x Paraguai

12- 15/06 13:30 Rustemburgo Nova Zelândia x Eslováquia

27- 20/06 13:30 Mangaung / Bloemfontein Eslováquia Retrospecto x Paraguai

28- 20/06 16:00 Nelspruit Itália Retrospectox Nova Zelândia

41- 24/06 16:00 Johanesburgo - JEP Eslováquia Retrospecto x Itália

42- 24/06 16:00 Polokwane Paraguai Retrospecto x Nova Zelândia

Grupo G
Jogo Data - Horário Local Resultados

13- 15/06 16:00 Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth Costa do Marfim0 x Portugal

14- 15/06 20:30 Johanesburgo - JEP Brasil x Coreia do Norte

29- 20/06 20:30 Johanesburgo - JSC Brasil Retrospecto xCosta do Marfim

30- 21/06 13:30 Cidade do Cabo Portugal Retrospecto x Coreia do Norte

45- 25/06 16:00 Durban Portugal Retrospecto x Brasil

46- 25/06 16:00 Nelspruit Coreia do Norte Retrospecto x Costa do Marfim

Grupo H
Jogo Data - Horário Local Resultados

15- 16/06 13:30 Nelspruit Honduras Prévia x Chile

16- 16/06 16:00 Durban Espanha Prévia x Suíça

31- 21/06 16:00 Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth Chile Retrospecto x Suíça

32- 21/06 20:30 Johanesburgo - JEP Espanha Retrospecto x Honduras

47- 25/06 20:30 Tshwane/Pretória Chile Retrospecto x Espanha

48- 25/06 20:30 Mangaung / Bloemfontein Suíça Retrospecto x Honduras
25- 19/06 13:30 Durban Holanda Retrospecto x Japão

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Musculação

INICIAR NA MUSCULAÇÃO
GENERALIDADES.
Desta vez está decidido, vai lançar-se na prática de musculação.
Esta página tem como objetivo guiá-lo num programa de treino de musculação.
Se é mulher, leia isto antes de continuar.
As motivações podem ser múltiplas :
Desenvolver-se
Muscular-se,
Preparar uma temporada desportiva,
Manter a forma,
Perder quilos supérfluos
Recuperar a forma ...
Eis a melhor forma de atingir os seus objetivos.
Sejam quais forem os seus objetivos, deve passar as etapas inevitáveis para não se sentir rapidamente desanimado e desiludido. Deve respeitar princípios simples, e se a sua motivação parecer muito superior ao que preconizo, tente raciocinar da melhor forma.
Não salte etapas.
Progrida lentamente.
Treino, dieta e recuperação são indissociáveis.
Adapte o treino ao seu ritmo de vida.
Se uma técnica não lhe convier, substitua-a.
Aquele campeão treina daquela forma... certo, mas está no início!
Não tome produtos milagrosos.
Nenhum atleta no ativo admite espontaneamente que toma outra coisa para além de proteínas, aminoácidos, massa, arroz, batatas, ovos, queijo fresco a 0% e água. Se bastassem estes produtos e, sobretudo, se fossem inofensivos, teríamos todos uma fotografia nas revistas de musculação.
Resta-lhe deixar-se guiar e progredir da melhor forma nesta grande aventura.
SEGUINTE
OS EXERCÍCIOS
Peitorais Dorsais Ombros Braços Abdos-Lombares Coxas- Glúteos Pernas
OS PROGRAMAS /PROGRAMA ESPECIAL PRINCIPIANTES.
Dispoível on line em Musculação http://muscul.az.free.fr/pt/educatif/index.html

FITNESS

Selos dos blogs amigos