Seguidores

domingo, 17 de abril de 2011

Veja os exames que podem ajudar a identificar o melhor treino e dieta para você

Também previnem doenças em consequência de possíveis excessos 
Quanto mais exames você fizer, melhor será sua montagem de treino e orientação adequada por um profissional da área. É o que aponta o profissional de educação física Luis Matsuda, da rede de academias JustFIT. 
 Pensando nisso, perguntamos aos especialistas quais os exames que podem nos ajudar a identificar os melhores treinos e dietas para o nosso perfil. Confira abaixo e, não esqueça: antes de qualquer coisa, consulte o seu médico. 

VO2 Máximo

 O VO2 Máximo é o ponto a que um atleta chega um pouco antes de os músculos se tornarem tão fadigados que ele seja forçado a interromper o exercício. E segundo o profissional de educação física Luis Matsuda, este teste é importante para conhecer melhor o atleta e ter uma maior precisão na hora de prescrever um programa de treinos.
  Natao (Foto: Getty Images)
O VO2 Máximo tem sido utilizado em quem pratica atividades que exigem maior esforço cardiopulmonar, como a natação (Foto: Getty Images)

 "Conhecer o limite de energia metabólica é fundamental para o processo de 'individualidade' na montagem de rotinas e treinos", comenta ele. Atualmente, o VO2 Máximo é um teste muito utilizado por pessoas que praticam atividades como corrida, lutas, remo, natação. "Atividades que exigem maior esforço cardiopulmonar", resume. 

Aferição do Lactado através do lactímetro 

O lactado é um composto orgânico produzido pelo organismo, utilizado como fonte de energia, e a sua concentração no sangue tem sido utilizada como parâmetro de condicionamento físico. Estes parâmetros têm sido utilizados por fisiologistas na avaliação da capacidade de exercício e controle de intensidade do treinamento físico de atletas.

 Exames (Foto: Getty Images)
   Para a análise do lactato basta uma gotinha de sangue em uma fita reagente e o aparelho lactímetro faz a aferição (Foto: Getty Images)

 O exame é simples. "Para a leitura da concentração sanguínea de lactado, usamos o aparelho lactímetro. Este analisa a concentração de lactato em uma gota de sangue, colocada em uma fita reagente", explica o nutrólogo esportista Alfredo D. Landeau Bobadilla.

 Bioimpedância 

O profissional de educação física Luis Matsuda afirma que o exame avalia com alta precisão a composição corporal. "Através deste exame temos condições de traçar metas e objetivos específicos para cada indivíduo, sendo uma rotina de treino ou uma dieta recomendada por um nutricionista", explica ele.
Os principais resultados deste tipo de exame são composição corporal (porcentagem de gordura em relação à musculatura); diagnóstico de obesidade (IMC - Índice de Massa Corporal e RCQ - Relação Cintura-Quadril); massa magra segmentar (mostra a distribuição muscular e o equilíbrio de seu desenvolvimento); gordura segmentada (a quantidade de gordura em cada segmento é cuidadosamente estimada para o controle apropriado da gordura localizada); água corporal; e a Taxa Metabólica Basal (TMB - quanto você gasta em calorias por dia)

 Avaliação nutricional

 É através dessa avaliação que será possível definir o equilíbrio entre as necessidades energéticas e a ingestão de alimentos. "Avalia o estado de saúde, os riscos de deficiências nutricionais, o crescimento e desenvolvimento dos indivíduos e propõe a elaboração de dietas a orientação e acompanhamento nutricional", lista Luis Matsuda. Segundo o profissional, esse exame permite realizar a combinação perfeita de atividade física e um boa alimentação. 
 Exames (Foto: Getty Images)
A avaliação nutricional permite realizar a combinação perfeita de atividade física e um boa alimentação (Foto: Getty Images)

 Calorimetria indireta 

O exame calcula a quantidade de calorias diárias que o organismo gasta em estado de repouso, que é determinada pelo consumo de oxigênio e pela produção de gás carbônico. Este pode ser o melhor método disponível para indicar a necessidade energética do paciente, e também é de grande importância para o trabalho de promoção do ganho, da perda ou da manutenção do peso. 
"O aparelho calcula com precisão quantas calorias o corpo está 'queimando' naquele momento. Cada pessoa tem a sua própria taxa metabólica de repouso. Duas pessoas com mesma idade, sexo, peso e altura provavelmente terão metabolismos energéticos diferentes explica o nutrólogo esportista Alfredo D. Landeau Bobadil
Fonte: GNT

Nenhum comentário :

Postar um comentário

FITNESS

Selos dos blogs amigos