Seguidores

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Comer bem e emagrecer é possível-Parte I

Comer bem e emagrecer é possível
Aprenda a combinar os diferentes tipos de alimentos para preparar refeições saudáveis que contribuam para uma boa dieta
Frutas, legumes, verduras e até temperos podem favorecer o emagrecimento
Uma boa dieta é fundamental para ter uma vida saudável e manter o peso sempre equilibrado. Mas é importante definir os alimentos mais saudáveis, de acordo com o seu metabolismo, para não provocar problemas de saúde, como anemia e perda de massa muscular. O consumo de determinados alimentos pode contribuir para um emagrecimento saudável e nutritivo, preferencialmente, com acompanhamento de profissionais.
Antes de tudo, quem deseja perder peso sem perder nutrientes deve estar ciente de que legumes, verduras e frutas são fundamentais em qualquer dieta. Esses alimentos devem ser consumidos diariamente, principalmente no almoço e jantar, ou seja, se quer abusar, abuse nas saladas, com muitas folhas. Uma dieta rica em cereais integrais, hortaliças, frutas e proteínas magras é fundamental para quem quer emagrecer com saúde. Todos os nutrientes, minerais e antioxidantes precisam estar presentes em um processo de emagrecimento, pois estão nas reações de oxidação de gorduras.
Sônia Almeida, nutricionista do Vigilantes do Peso, do Rio de Janeiro, diz que a melhor combinação para quem deseja perder peso de forma saudável é fazer refeições em quantidades equilibradas, com carboidratos integrais, proteínas de alta qualidade, legumes, verduras e frutas. Quem corta radicalmente os carboidratos da dieta está cometendo um erro grave. Uma dica da nutricionista são os alimentos integrais. “Arroz e macarrão integrais têm fibras, vitaminas, minerais fitoquímicos e antioxidantes. Têm a vantagem de alimentar e proporcionar satisfação, empurrando a fome para mais adiante”.
A melhor maneira de combinar alimentos, segundo Sônia Almeida, é uma refeição com os seis tipos básicos. “Uma pequena porção de feijão e arroz, preferencialmente integral, uma de carne magra grelhada ou cozida, uma porção de legumes coloridos ou verduras, preferivelmente cozidos no vapor, uma de saladas de folhas e legumes crus”.

Disponível em Comer bem e emagrecer é possível

2 comentários :

  1. Olá Eliane,
    sem dúvida que aqui aprende-se muito!

    O exercício físico e a alimentação são cada vez mais importantes para se ter uma vida equilibrada e saudável!

    Os legumes, as frutas, as carnes magras tudo isso é óptimo, mas os integrais...já experimentei e é um desconsolo tão grandeeeeeeee!

    Integral só mesmo o pão, por agora! :)

    beijinhos
    MZ

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão, cada um tem seus limites.
    Beijos.
    Eliane

    ResponderExcluir

FITNESS

Selos dos blogs amigos